6 filmes e séries para entender o que é branding e reputação de marca
Então você não entende muito sobre Branding e quer aprender de forma prática? Essas séries e filmes vão te ajudar. Neles você vai entender sobre: identidade visual, gestão de crises, storytelling, e muito mais.
IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS
Raissa Andrade
9/21/20246 min ler


No mundo dos negócios entender o que é Branding e como ele impacta a reputação de uma marca é imprescindível para o sucesso. Mas, o que é Branding? Como ele pode ser aplicado na prática? Uma forma super prática de compreender o conceito de Branding é através de séries e filmes, afinal, aprender enquanto se diverte torna tudo mais leve, não é mesmo?
Neste artigo, vamos mostrar seis séries e filmes que nos dão verdadeiras lições sobre Branding e reputação de marca. Cada um deles vai ajudar você a entender como a construção e gestão de marca funcionam no mundo real, além de, é claro, trazer insights que você pode aplicar na sua empresa.
Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:
1. Suits (série Netflix): Cuidado com a reputação
2. Scandal (série Disney +): Gestão de crises
3. Blacklist (série Netflix): Alianças estratégicas
4. Lupin (série Netflix): Criar e contar histórias
5. O Diabo Veste Prada (filme Disney +): Influência da imagem
6. Air: A História por Trás do Logo (filme Prime Video): Visão de longo prazo
2. Scandal (série Disney +): Gestão de crises
Em Scandal, Olivia Pope é uma mestre em controlar e reverter situações de crise, e proteger a imagem de seus clientes. Não importa a situação, Olivia sempre responde com: “Considere resolvido”, e de fato, ela resolve.
Se alguém tem um problema a ser resolvido, a primeira pessoa que vem à mente é Olivia. De empresários à membros da Casa Branca, todos conhecem sua capacidade de resolver crises de forma rápida e eficiente.
Lição de Branding:
Diante de crises, uma resposta rápida e estratégica pode salvar a marca de qualquer situação. Para isso, é imprescindível estar preparado para enfrentar crises e agir de forma estratégica para salvar a reputação da empresa e manter a confiança do público.


Jessica Pearson, em Suits (Netflix)
3. Blacklist (série Netflix): Alianças estratégicas
Blacklist nos mostra como Raymond Reddington costuma fazer alianças com figuras influentes de várias áreas para fortalecer sua posição, e aumentar o alcance da sua marca. Red nos dá uma verdadeira aula sobre como parcerias podem fazer uma marca alcançar novos mercados.
O networking de Red ultrapassa os quatro cantos do mundo, diversas indústrias e empresas que prestam os mais variados tipos de produtos e serviços. Tudo está ao alcance de um telefonema.
Lição de Branding:
Estabelecer parcerias estratégicas com empresas de outros setores é fundamental para o crescimento. Essas parcerias não precisam ser necessariamente uma fusão ou aquisição, mas um relacionamento cordial de negócios que beneficie ambos os lados.
No mercado de SaaS, colaborar com outras empresas que compartilham de um público-alvo semelhante além de ampliar o alcance e a relevância da marca, também pode ser uma oportunidade de desenvolver novos produtos.
Olivia Pope, em Scandal (Disney+)
6. Air: A História por Trás do Logo (filme Prime Video): Visão de longo prazo
Sonny vai contra tudo e todos, e convence a Nike a apostar todas as fichas em Michael Jordan, em uma decisão arriscada e incerta, com uma visão de longo prazo. Ele acreditou em quem Jordan se tornaria e não quis perder a oportunidade.
Ninguém imaginava que Jordan se tornaria uma lenda do basquete, mas Sonny tinha certeza. Seu emprego dependia disso, o futuro da Nike dependia que ele estivesse certo. E ele estava.
Lição de Branding:
Construir uma marca de sucesso é um processo arriscado, contínuo e estratégico. A reputação da marca não se constroi do dia para a noite, é um passo todos os dias. O mais arriscado é começar. Uma única decisão pode mudar tudo.
Conclusão:
Depois dessas indicações, você vai entender de vez o papel do Branding e porque ele é indispensável para a sua empresa. As lições extraídas dessas séries e filmes mostram que o Branding está presente em tudo ao nosso redor e é capaz de reverter situações difíceis, sejam elas quais forem.
Por fim, o Branding não é apenas sobre o presente, é sobre como você deseja que a sua marca seja vista no futuro, se trata do legado que você pretende construir.
Nesse post, falamos como a Natura se tornou a maior empresa de cosméticos do Brasil, graças ao seu posicionamento de marca. Vale a pena conferir!




Raymond Reddington, em Blacklist (Netflix)






4. Lupin (série Netflix): Criar e contar histórias
Assane Diop constrói uma narrativa em torno de si mesmo como “Lupin moderno,” utilizando a história do famoso ladrão de casaca parar criar sua marca. Somada à sua personalidade criativa, caismática e detalhista, ele consegue conquistar a simpatia do povo (até mesmo da polícia!).
Cada roubo que ele realiza se torna um ato teatral, onde cada detalhe conta uma história e deixa um recado. Lupin é um verdadeiro artista que domina a arte de criar e contar histórias que chamam a atenção e prendem as pessoas.
Lição de Branding:
A história que a marca conta é um dos principais elementos do Branding, responsável por conquistar o público. No mercado de tecnologia, contar a história da marca de forma verdadeira ajuda a estabelecer proximidade com os clientes, dessa forma, a lealdade e o reconhecimento da marca aumentam.
1. Suits (série Netflix): Cuidado com a reputação
Jessica Pearson protege a reputação da Pearson Specter de todas as formas possíveis (e impossíveis também!). Ela sabe que qualquer escândalo ou erro pode e vai prejudicar a imagem da firma, por isso, toma decisões difíceis para cuidar do nome do escritório.
Ao longo da série, vemos como a imagem de uma empresa é a sua maior força e, ao mesmo tempo, o seu maior risco.
Lição de Branding:
A reputação da marca é o ativo mais valioso do negócio. Por isso, cuidar dela deve ser prioridade, mesmo que exija medidas drásticas, principalmente no mercado B2B, onde a confiança é um fator determinante na escolha de parceiros e fornecedores.
Assane Diop, em Lupin (Netflix)
Andrea "Andy" Sachs, em O Diabo Veste Prada (Disney +)
5. O Diabo Veste Prada (filme Disney +): Influência da imagem
Ao longo do filme, Andrea "Andy" Sachs aprende que tudo comunica e que a sua aparência transmite seu profissionalismo, e por isso, deve estar alinhada à imagem que ela deseja ter, desde suas roupas até seu comportamento. Sendo assim, a mudança de estilo mostra onde ela quer chegar.
Por mais que ela seja uma ótima jornalista, se a sua imagem não combina com sua competência, as pessoas nunca irão respeitá-la.
Lição de Branding:
Em uma marca, cada detalhe conta na forma como as pessoas percebem a empresa. Tudo comunica. Ou seja, não adianta ter um ótimo produto e ser bom no que faz, as pessoas precisam enxergar isso através da sua marca, tanto no visual (design) como no comportamento (branding).
Sonny e Deloris Jordan (mãe de Michael Jordan), em Air: A História Por Trás do Logo (Prime Video)
Vamos criar a sua marca juntos?
Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, a gente entra em contato com você.