Diferenciação ou esquecimento: O papel da marca no crescimento das startups

Será que ainda dá pra salvar o ano? O segundo semestre é uma ótima oportunidade de recomeço, entretanto, sem a estratégia certa, não passa de tradição.

IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS

Raissa Andrade

8/9/20254 min ler

O segundo semestre chegou, e com ele, a oportunidade de recomeçar. E se você não recomeçou em julho, calma, ainda dá tempo! Sua startup pode crescer em 2025 ou continuar invisível no mercado, só depende de você. No setor de SaaS, a concorrência é brutal, e sem uma marca forte, você vira só mais um.

Mas, antes preciso fazer uma pergunta simples: Você vai continuar focando em marketing e vendas da mesma maneira que sempre fez? Ou, finalmente, vai investir no ativo mais valioso que sua empresa possui: a marca?

Muitos CEOs, CMOs e diretores de marketing de empresas de SaaS e startups já entenderam que, para se destacar no mercado de software e atrair mais clientes, não basta apenas ter um bom produto ou serviço. O segredo está na construção de uma marca clara, consistente e capaz de transmitir confiança.

Neste artigo, você vai entender como a sua marca está diretamente ligada aos resultados e à diferenciação do seu negócio.

Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:

  • De janeiro para cá, você já pensou na sua marca?

  • Marketing ou branding: Qual é a prioridade?

  • Deixa para amanhã, temos outras prioridades

  • Só sobrevive no SaaS quem se diferencia

  • Planejando sua estratégia de branding para 2025

De janeiro para cá, você já pensou na sua marca?

Janeiro chegou, as festas acabam, e todos voltam ao normal. Alguns descansam, outros voltam ao trabalho. A vida continua e na maioria das vezes, continua exatamente igual.

A busca pelos resultados do negócio continua. Pelas metas de vendas, de engajamento, de indicadores, de oportunidades, pela meta da meta também. Tudo volta ao normal.

Acabamos de iniciar agosto e a pergunta que fica é: você iniciou o novo semestre da mesma forma que começou o anterior? Está agindo desde julho ou esperando o ano acabar? (que, aliás, ainda faltam 4 meses para isso).

O início de um novo semestre é sempre um momento ideal para refletir sobre o que funciona e o que precisa mudar. Nesses trinta e nove dias do segundo semestre, você já parou para pensar na sua marca? Se ainda não, está na hora de começar. Ela não é um detalhe opcional — é a base que vai sustentar todas as suas outras ações de marketing e vendas.

Marketing ou branding: Qual é a prioridade?

Falando em marketing, startups acabam confundindo marketing com branding, e os tratando como se fossem a mesma coisa. A verdade é que eles têm objetivos diferentes, embora ambos sejam essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

Enquanto o marketing se concentra nas ações diretas de atração e conversão de clientes (como campanhas, anúncios, ofertas), o branding foca na construção de uma identidade de marca consistente, capaz de gerar diferenciação e criar um relacionamento duradouro com o público.

Em outras palavras, o branding cria a base sobre a qual todas as estratégias de marketing são construídas, no on e no offline.

Quando se trata de SaaS e startups, investir na marca no começo do ano pode ser o diferencial entre mais um ano de resultados medianos e um ano de crescimento exponencial. E isso porque uma estratégia de branding bem definida estabelece o alicerce para a diferenciação e o crescimento sustentável.

Deixa para amanhã, temos outras prioridades

Geralmente, quando falamos sobre branding o primeiro pensamento que surge na sua mente é: “temos outras prioridades, quando tivermos orçamento disponível, a gente pensa nisso”. Logo, você fica preso em velhas rotinas, velhos hábitos, e na velha forma de pensar.

Porém, existe um ponto interessante: Insistir no mesmo modo de agir quando este não tem funcionado (ou não funciona como deveria), pode custar caro. Até quando você vai continuar insistindo em concentrar esforços em marketing e vendas enquanto sua marca está morrendo?

Seu negócio funciona como uma pirâmide: na base está a marca, em seguida temos marketing e vendas. Os três estão conectados e são interdependentes, isto é, um precisa do outro para ter resultados reais. Quando um não vai bem, todos são afetados.

Agora, pensa comigo: imagina o peso da marca quando ela não vai bem, já que é a base de tudo? Preocupante.


Só sobrevive no SaaS quem se diferencia

O mercado de software está crescendo rapidamente, mas também está saturado. Milhares de soluções competem pelo mesmo público, e a única maneira de se destacar é ter uma diferenciação de marca clara. Mas como construir essa diferenciação de forma eficiente?

O branding para SaaS precisa focar em algo que poucas empresas exploram: a experiência do cliente. Não é só sobre o produto em si, e sim, como ele se conecta com o usuário, como ele resolve problemas de maneira única e como a empresa por trás do produto é percebida.

A construção de uma marca sólida e diferenciada é ainda mais importante para startups que estão buscando se estabelecer como uma referência no mercado, principalmente, nas que estão na fase de tração. A lembrança de marca deve crescer a cada dia, para atrair novos leads qualificados e ampliar as chances de conversão.

Planejando sua estratégia de branding para 2025

Por último, mas não menos importante: Ainda estamos no início do ano, e é o melhor momento para colocar a estratégia de branding no centro do seu plano de negócios.

Comece definindo a identidade da sua marca: Qual é o seu propósito? O que você quer transmitir ao mercado? Quais são seus valores? Isso vai guiar todas as suas ações no ano.

O foco é construir uma marca alinhada com seus objetivos e estratégia de negócios. Lembre-se: se você continuar fazendo as mesmas coisas, vai seguir obtendo os mesmos resultados. O branding é a base para tudo o que está por vir.

Conclusão:

O último semestre de 2025 já começou, e a pergunta que fica é: você vai continuar fazendo as mesmas coisas que fez no semestre passado ou vai investir na construção de uma marca que faça sua empresa se destacar no mercado B2B?

Sua marca é o principal agente para atrair mais leads qualificados, aumentar a retenção de clientes e escalar seu SaaS para o próximo nível.

Lembre-se: o verdadeiro diferencial de uma empresa está na sua marca. Priorizar o branding agora é fazer deste ano um marco no crescimento do seu negócio.

Nesse post falamos mais sobre esse assunto, e entendemos como o Airbnb obteve um aumento de receita anual de 40%, além de alcançar o valuation de U$ 100 bilhões em 2020 após o rebranding da marca. Vale a pena conferir!

Vamos construir a sua marca juntos?

Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, entramos em contato com você.