Branding: A mesma ação pode gerar efeitos completamente diferentes
Este artigo explora a importância do "como" na construção de marcas sólidas, mostrando que, mesmo com produtos semelhantes, o diferencial está na forma como uma empresa se apresenta.
IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS
Raissa Andrade
2/24/20243 min ler


A frase "Não é o que você faz, é como você faz" pode soar como um clichê, mas quando aplicada ao mundo das marcas, revela uma verdade profunda. Em um mercado repleto de opções, o que faz uma empresa se destacar?
Este artigo desvenda a importância do "como" no contexto do Branding, mostrando que a diferenciação não está apenas nos produtos, mas na identidade única de uma marca.
Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:
Não é o que você faz, é como você faz
Branding: A arte de transmitir quem você é
Experiência do cliente como diferencial competitivo
A singularidade das marcas que conhecem seu público
O valor inestimável da marca no mundo dos negócios
Não é o que você faz, é como você faz
Uma mulher pode receber 2 buquês de flores iguais e se sentir totalmente diferente a respeito de cada um deles, e isso acontece porque ela pode ser influenciada por alguns fatores:
A pessoa que entregou;
O que a pessoa significa para ela;
E como a pessoa fez (o que estava escrito no cartão e a forma como foi entregue).
Isso é Branding! Assim como acontece com o buquê de flores, ocorre o mesmo com qualquer produto/serviço. Em um mundo repleto de escolhas, o diferencial não reside apenas nos produtos, mas na maneira como uma empresa conduz suas ações. E o maior diferencial que existe está na construção de uma marca autêntica e memorável, através, é claro, do Branding.
Branding: A arte de transmitir quem você é
Sendo assim, o Branding é mais do que ter um logotipo; é a identidade que uma empresa projeta. Quando uma empresa compreende quem é, o que representa e como se apresenta, cria um alicerce sólido para a diferenciação e conquista um espaço único na mente dos consumidores. Não basta ser bom, é necessário mostrar que você é ótimo.
As pessoas precisam conhecer o potencial do seu negócio, as crenças e valores da sua marca, a história da sua empresa, o que motivou você a começar a sua jornada empreendedora. Cada um desses pontos mostra a personalidade da marca, e quando trabalhados na sua comunicação, são capazes de alcançar as pessoas certas e transformar a imagem que o público e o mercado têm do seu negócio.
Experiência do cliente como diferencial competitivo
Assim como a entrega de um buquê, investir na experiência do cliente é o que torna a sua empresa única. A forma como uma empresa se relaciona com seus clientes, desde o atendimento até a entrega, pode ser o diferencial em um mercado competitivo.
A decisão de compra muitas vezes é moldada pelo "como" mais do que pelo produto em si. Desde o atendimento ao cliente até a embalagem e a rapidez na entrega, cada elemento do processo influencia a percepção do consumidor.
O que você tem feito para que os clientes tenham uma experiência memorável com os seus produtos/serviços? Você já parou para pensar em como os seus produtos podem transformar a vida das pessoas? O que esses produtos acrescentam de especial ou diferente ao dia-a-dia do seu público? Lembre-se do buquê de flores do início deste artigo!
A singularidade das marcas que conhecem seu público
Marcas que compreendem profundamente seu público possuem o poder de conquistá-lo, e essa conquista é eficaz mesmo em mercados saturados. Conhecer as necessidades do seu público, faz a sua marca se tornar uma escolha exclusiva devido à conexão única que ela estabelece com os consumidores.
E para conhecer as pessoas com quem você pretende se comunicar, é necessário realizar um estudo aprofundado do público-alvo, dos hábitos de compra, das dificuldades que desejam superar, das dores das quais pretendem se livrar. Na Estratégia de Marca, uma das etapas mais importantes é justamente a pesquisa de público e o desenvolvimento das personas (perfis de clientes ideais) do seu negócio.
O valor inestimável da marca no mundo dos negócios
A marca é o ativo mais valioso de um negócio, principalmente, porque ela serve de guia para a tomada de decisões da empresa, como base para a comunicação interna e externa e como impulsionadora dos objetivos de negócio.
Tudo vem da marca, portanto, investir no Branding é investir na base da sua empresa.
Conclusão:
O Branding é a chave para desvendar o "como" que faz a diferença. Mesmo em um mercado saturado, o diferencial está na forma como a empresa se apresenta. Investir na base da sua empresa (marca) e na experiência do cliente, são ações fundamentais para alcançar o sucesso desejado.
Ainda que muitas empresas façam o mesmo que você, o Branding é responsável por trazer a diferenciação que o seu negócio precisa, elevando a sua empresa ao próximo nível.
Nossa agenda para projetos de marcas está aberta! Temos apenas 3 vagas para Março. Pra não ficar de fora, é só entrar em contato neste link.
Vamos criar a sua marca juntos?
Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, a gente entra em contato com você.