Demitir mais um head de marketing vai resolver o seu problema?

Resultados baixos nem sempre são culpa do head de marketing, mas muitas vezes, da falta de uma marca sólida. A verdadeira questão é: até quando você vai deixar de lado a sua marca?

IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS

Raissa Andrade

4/3/20254 min ler

Você já parou para pensar que o ciclo de demissões e contratações no marketing pode ser um grande círculo vicioso? Resultados baixos? Demite o head de marketing. Contrata um diferentão que promete revolucionar a empresa.

E adivinha? Os resultados continuam lá embaixo. É a velha história do “agora vai” que, no fundo, só engessa a operação. O problema não está em quem está na cadeira, mas sim na falta de uma marca bem estruturada.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos entender o papel da marca tanto no marketing quanto em outros aspectos da empresa, e como uma marca sólida é indispensável para o negócio alcançar os resultados esperados.

Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:

  • O ciclo vicioso do marketing

  • A importância de uma marca sólida

  • Branding como a base do marketing

  • Como a falta de branding impacta os resultados

  • O que fazer para resolver o problema na raiz

O ciclo vicioso do marketing

Vamos começar com uma realidade cruel: as trocas frequentes do head de marketing não vão resolver os problemas de resultados. O padrão é claro: a cada nova contratação, surge a esperança de que “agora, sim, as coisas vão mudar”. Mas será que a solução é trocar de pessoa, ou trocar de abordagem?

O que acontece é que muitas startups, ao perceberem que os resultados não aparecem, decidem que a culpa é do head de marketing, então, o demitem e contratam outro com promessas grandiosas. O problema é que essa troca constante não resolve a raiz.

O marketing é uma disciplina que precisa de tempo e consistência para gerar resultados, além disso, ele tem como base a marca. Focar em uma solução rápida e superficial só perpetua o ciclo de insatisfação. Ao invés de insistir nas mudanças de pessoas, que tal entender as razões por trás da falta de resultados e repensar toda a estratégia de marketing?

A importância de uma marca sólida

Antes de mais nada, precisamos entender que uma marca bem construída é a verdadeira protagonista dessa história. A verdade, é que o marketing não sobrevive na falta de uma marca estruturada.

O branding constrói a base para o marketing trabalhar e ter resultados. Sem essa base, o marketing trabalha com o que tem, e realmente, precisa fazer milagres todos os dias. Principalmente no mercado B2B, uma marca bem construída é de extrema importância, já que as decisões de compra são baseadas em confiança e relacionamentos.

Sem uma marca sólida e uma mensagem clara e coerente, sua empresa é apenas mais uma entre tantas, e isso não vai levar a resultados expressivos. A falta de clareza da marca gera ruídos que impactam diretamente no que o marketing pode entregar.

Branding como a base do marketing

Agora, vamos direto ao ponto: o marketing precisa de uma base sólida para que consiga desempenhar o seu papel de promover a empresa. E o branding é essa base. É ele quem define como sua empresa é vista, qual a percepção de valor que ela transmite e como se posiciona no mercado.

Por isso, sem um trabalho de branding bem estruturado, o marketing não vai muito longe. Ele pode até fazer milagres, mas esses milagres não vão se sustentar a longo prazo.

A confiança e a percepção de valor que uma marca transmite são essenciais para gerar leads qualificados e aumentar a retenção de clientes. Logo, o marketing que funciona é aquele que comunica de maneira clara e consistente o que a marca representa.

Dessa forma, quando a base (marca) está fraca, o marketing se vê forçado a fazer malabarismos e criar táticas para compensar a falta de fundamentação. É um caminho difícil e, na maioria das vezes, ineficiente.

Como a falta de branding impacta os resultados

Imagine o seguinte: o marketing sem uma marca clara é como um barco à deriva. A falta de direcionamento resulta em campanhas que não falam diretamente com o público, anúncios que não convertem e uma experiência do cliente fragmentada.

Com isso, os resultados gerados são baixos, e levam à demissão do head de marketing. Mas a verdade é que ele nem sempre é o culpado, enquanto a raiz do problema não for resolvida, o ciclo se repete.

Para que o marketing funcione, é imprescindível que ele tenha uma base sólida, um posicionamento claro e uma proposta de valor que chame a atenção do público-alvo. Quanto mais o tempo passa sem a raiz ser resolvida, maiores são os desperdícios de tempo e recursos.

O que fazer para resolver o problema na raiz

Chegou a hora de parar de conviver com o problema tentando resolver as folhas. A solução para os resultados insatisfatórios começa com uma análise profunda da sua marca.

Se pergunte: a minha marca tem clareza na comunicação? O posicionamento está alinhado com o que queremos transmitir ao mercado? Se a resposta for não, é hora de investir em branding. Não adianta apenas trocar o head de marketing.

É preciso construir uma base forte que sustente todos os esforços de comunicação e atração de leads qualificados. O foco deve estar em criar uma marca que gere identificação, que atraia e que mantenha clientes.

Portanto, investir tempo e recursos na criação de uma marca sólida e consistente, é o que vai resolver tanto a rotatividade no setor de marketing, como principalmente: os resultados das campanhas de marketing e vendas, e claro, o crescimento do negócio no médio e longo prazo.

Conclusão:

Demitir o head de marketing sem entender a raiz do problema é uma solução temporária para um problema crônico. Enquanto a marca não for tratada com a devida atenção, o ciclo de resultados insatisfatórios vai continuar.

A solução está em entender que tudo começa pela marca. É ela quem constrói a confiança e a percepção de valor que o marketing precisa para operar. Se você realmente deseja escalar, é hora de parar de mexer nas folhas e começar a tratar o problema na raiz.


Nesse post, falamos como a Natura se tornou a maior empresa de cosméticos do Brasil, graças ao seu posicionamento de marca. Vale a pena conferir!

Vamos construir a sua marca juntos?

Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, entramos em contato com você.