Investir em branding é muito arriscado, e se eu não tiver retorno?

Investir na marca, à primeira vista, pode parecer caro e arriscado, mas é esse tipo de decisão que separa as empresas que crescem daquelas que ficam estagnadas.

IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS

Raissa Andrade

10/31/20245 min ler

Investir em qualquer área de um negócio sempre envolve riscos, principalmente quando falamos sobre branding. Diante disso, muitos CEOs e Founders de empresas de tecnologia se perguntam: "E se não der certo? E se gastar tanto na marca não trouxer o retorno que espero?"

A verdade é que qualquer decisão estratégica tem riscos, porém, também traz o potencial de gerar resultados extraordinários quando bem executada.

Branding não é apenas sobre estética ou mudar o logo da empresa. É sobre posicionamento, diferenciação e garantir que a sua marca seja vista pelas pessoas certas. Isso requer coragem, sim. Mas, acima de tudo, requer visão para enxergar além do presente e compreender que o retorno do investimento vem com o tempo.

Neste artigo, vamos mostrar como investir em branding pode ser a chave para o crescimento do seu negócio no mercado de tecnologia, superar os desafios e atrair leads qualificados que realmente se importam com o que você vende.

Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:

  • Só cresce quem investe, e você sabe disso

  • E se eu investir na marca e não der certo?

  • A coragem de acreditar no seu sonho (e no potencial da sua marca)

  • Investir no que dá retorno é o básico que funciona

  • Atração de clientes qualificados por meio da marca


Só cresce quem investe, e você sabe disso

Quando falamos em crescimento no mercado de tecnologia, especialmente no setor B2B, uma coisa é certa: só cresce quem está disposto a investir. E esse investimento não se resume apenas a recursos financeiros, mas envolve tempo, esforço e energia.

Se você conhece um pouco sobre investimentos, sabe que cada um deles tem um retorno específico esperado em um período específico. Uns trazem retorno mais rápido, outros mais demorado, e por isso, é necessário avaliar quais fazem sentido e quais são mais importantes no momento.

Dentro desse contexto, o investimento na marca é um dos que trazem um retorno expressivo no médio a longo prazo, e por conta disso, acaba sendo postergado sempre que possível. Porém, um fator que muitos ignoram é que o branding é a base para a comunicação da empresa e fidelização dos clientes.

Já que o branding é a base para dois pontos de extrema importância em um negócio, por que deixar para depois?

E se eu investir na marca e não der certo?

Esse é o pensamento mais comum quando se trata de investimento em branding e comunicação. A realidade é que todo investimento em negócios tem riscos, mas também tem retornos proporcionais ao nível de compromisso e visão. Incerteza é compreensível, principalmente quando o investimento parece elevado.

Mas, pense assim: qualquer decisão importante na sua empresa envolve risco. A questão é que, escolher ignorar a necessidade de fortalecer a marca, torna o risco de ficar para trás ainda maior. Não é o branding que custa caro, é a falta dele que pode te fazer perder espaço no mercado.

Como já falamos, o branding constrói a base para a comunicação da empresa relacionando objetivos de negócio, públicos de interesse, produtos, aquisição e retenção de clientes. O risco maior é investir em branding ou perder oportunidades de negócios?

A coragem de acreditar no seu sonho (e no potencial da sua marca)

É preciso ter coragem para empreender e apostar em um sonho, isso não tem como negar, também fazemos parte desse universo, e essa máxima vale tanto para quem está começando quanto para quem já está no mercado há anos.

Porém, mais do que isso, é necessário acreditar no potencial da sua marca. É ela quem vai carregar a mensagem do seu negócio, expressar a essência da sua empresa e diferenciá-la dos concorrentes.

Assim como a coragem move o empreendedor a investir em pessoas, processos e tecnologia, ela também deve ser o combustível para investir na marca. Uma empresa sem uma marca forte é como um time sem identidade. Ela pode até funcionar (sobreviver), mas jamais vai conquistar resultados extraordinários (crescer e escalar).

Investir no que dá retorno é o básico que funciona

A concorrência no mercado de software é extremamente alta, ainda mais considerando os avanços de IA e a nova onda dos micro SaaS, a tendência é aumentar. A barreira de entrada é baixa, mas o nível de exigência dos consumidores é altíssimo.

Nesse cenário, é o branding que faz a diferença entre ser mais uma empresa de software que as pessoas procuram, usam e abandonam ou se destacar e atrair leads qualificados, que procuram por uma solução que resolve os problemas e permanecem com essa solução.

O que realmente atrai clientes qualificados, diminui o CAC (custo de aquisição de clientes) e aumenta o LTV (life time value, permanência do cliente na empresa) é ser uma marca conhecida da maneira certa (posicionamento e percepção de valor) e pelas pessoas certas (público específico que tem um problema que o produto resolve).

E como ser conhecido? Aparecendo, mostrando os diferenciais do negócio, construindo uma reputação sólida, criando um espaço único no mercado que faz a empresa se diferenciar dos concorrentes. Tudo isso só é possível por meio da construção e gestão estratégica de uma marca sólida (branding, se preferir).

Atração de clientes qualificados por meio da marca

O retorno do investimento em branding não é apenas a visibilidade, mas a atração de leads qualificados. Essa atração torna as campanhas de vendas tanto outbound como inbound mais eficientes, como as pessoas já conhecem a marca, então a chance de responderem a uma abordagem de forma positiva é muito maior.

Como o público já conhece, é mais fácil também estabelecer confiança, o que diminui o ciclo de vendas, tornando o processo de aquisição de clientes menos demorado e mais facilitado.

Seja uma startup ou uma empresa SaaS, o branding trabalha para otimizar toda a jornada do cliente, da atração até a conversão. A marca certa atrai as pessoas certas. E isso, no final, é o que define o crescimento sustentável.

Conclusão:

No final das contas, investir em branding é uma escolha corajosa, mas necessária para qualquer empresa de tecnologia que deseja crescer. Sem uma marca forte, o risco de ser esquecido é alto, e em um mercado tão dinâmico como o de software, isso pode ser fatal.

Portanto, se você quer atrair clientes melhores, parcerias de negócios e investimentos, e alcançar um posicionamento de destaque no mercado SaaS, o branding precisa estar no topo da sua lista de prioridades. Sim, custa caro, mas o retorno é incalculável.


Nesse post, falamos como a Natura se tornou a maior empresa de cosméticos do Brasil, graças ao seu posicionamento de marca. Vale a pena conferir!

Vamos criar a sua marca juntos?

Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, a gente entra em contato com você.