Marcas e evolução: Por que o rebranding é um processo natural?

Assim como nós, marcas também evoluem. Elas têm crenças, objetivos e personalidades que mudam com o tempo. Por isso, o rebranding é um processo essencial que permite que a identidade da sua empresa reflita essas transformações, garantindo que sua mensagem continue alcançando o seu público.

IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS

Raissa Andrade

11/19/20244 min ler

Se você parar para pensar, marcas são muito parecidas com pessoas. Elas têm suas próprias crenças, objetivos, propósitos, personalidades e até mesmo seus “tipos” de clientes favoritos.

E, assim como nós, elas não ficam estáticas. Ao longo do tempo, suas necessidades e desejos mudam, e é aí que entra o conceito de rebranding.

Mas o que exatamente isso significa para sua empresa? Como as marcas se transformam e por que esse processo é essencial, especialmente no mercado B2B, como em SaaS e startups? Vamos responder tudo isso no artigo de hoje.

Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:

  • Por que as marcas mudam?

  • A evolução das marcas no mercado B2B

  • Identidade da marca é o que as pessoas pensam sobre você

  • Se reinventar em busca de oportunidades melhores

  • O impacto do rebranding no aumento da retenção de clientes

Por que as marcas mudam?

Marcas mudam por várias razões, que vão muito além da simples vontade de atualizar o visual. Novas oportunidades de mercado podem surgir, demandando que uma marca se adapte a um novo contexto.

A evolução do público-alvo é outra motivação; com o tempo, as preferências e necessidades dos consumidores mudam, e uma marca que não acompanha essas mudanças pode se tornar irrelevante.

E o principal fator: a mudança no modelo de negócios ou nos objetivos de negócio. Resumidamente, qualquer mudança na estrutura de uma empresa pede a mudança na marca, até porque, a marca é o reflexo da empresa.

Além disso, a entrada de novos concorrentes pode forçar uma reavaliação da identidade da marca para se destacar. Assim como nós aprendemos e nos adaptamos às novas situações da vida, as marcas também precisam evoluir para manter sua relevância e conexão com os clientes.

A evolução das marcas no mercado B2B

Se você pensa que a necessidade de mudança de marca é somente para empresas que vendem ao consumidor final, você está completamente enganado. Cada vez mais as relações business to business tem sido construídas a partir da marca e da confiança que ela transmite.

Além disso, não podemos esquecer que mesmo no B2B estamos lidando com pessoas, que podem ou não simpatizar com a sua marca e tomar decisões com base nos sentimentos que a sua empresa transmite, sejam eles bons ou ruins.

Portanto, uma falha na marca, por menor que seja, é capaz de fazer a sua empresa perder negócios importantes, e acabar sendo vista de uma forma completamente diferente de quem ela é. Por isso, a evolução da marca é necessária para adaptar sua empresa às mudanças do mercado e para transmitir confiança e profissionalismo nas interações com possíveis clientes e fornecedores.

Identidade da marca é o que as pessoas pensam sobre você

A identidade de uma marca não é somente o seu logotipo; é a percepção que o público tem da sua empresa. Dessa forma, à medida que a empresa evolui, a identidade deve evoluir também.

Com o passar dos anos, sua empresa vai amadurecendo, conquistando novos clientes, estabelecendo novas parcerias, contratando novos funcionários, e cada nova interação com essas pessoas vai formando na mente delas uma imagem sobre você e o seu negócio. A questão é que, nem sempre essa imagem é positiva, e na maioria das vezes, os fundadores nem sabem que estão transmitindo uma imagem errada.

Por essa razão, é necessário reestruturar a marca para alinhar a percepção que o público tem da empresa à imagem que os líderes desejam transmitir e aos objetivos de negócio, é claro. O rebranding ajusta como a marca se comunica, a mensagem que ela está transmitindo e como ela se comporta nas redes sociais e no contato direto com os stakeholders.

Se reinventar em busca de oportunidades melhores

Agora pensa comigo, se a imagem que as pessoas têm de uma marca é ruim, será que o processo de vendas vai ser fácil ou difícil? Nem precisa pensar muito para responder, imagino.

Uma das consequências mais fortes do rebranding é a atração de novos clientes, e o aumento do interesse de antigos. Quando a marca está alinhada aos objetivos de negócio e ao público com o qual ela deseja se comunicar, e somado a isso, ela transmite a transformação que gera na vida das pessoas, converter leads frios em oportunidades reais se torna mais fácil.

Isso é ainda mais verdadeiro no mercado B2B, já que a comunicação clara e a proposta de valor definida são essenciais para capturar a atenção dos tomadores de decisão. Se sua marca não evolui, como pode esperar que os leads vejam valor nela?

O impacto do rebranding no aumento da retenção de clientes

Por fim, marcas alinhadas aos objetivos de negócio e construídas para um público específico aumentam a retenção de clientes. A retenção de clientes é tão vital quanto a atração, e o rebranding desempenha um papel central nessa estratégia.

E por que? Simples, os consumidores se sentem representados pela empresa, e então, ela passa a se tornar parte da vida deles. E quando alguém é de casa, existe proximidade e lealdade. Aqui, os clientes se tornam defensores e propagadores da mensagem da marca.

Esse engajamento contínuo é essencial, especialmente em setores como SaaS, onde o custo por aquisição é alto e a retenção é fundamental para a lucratividade.

Conclusão:

Assim como nós mudamos com o tempo, as marcas também precisam se reestruturar para se manterem relevantes. Essa transformação não se trata apenas de uma questão estética, mas sim, de uma estratégia fundamental para fortalecer a identidade da marca, atrair leads qualificados e aumentar a retenção de clientes.

A mudança da marca é um passo necessário para a evolução da sua empresa no mercado B2B. E não, não é sobre aparência, é garantir que a sua marca se conecte com seu público e continue a agregar valor ao longo do tempo.


Nesse
post, falamos como a Natura se tornou a maior empresa de cosméticos do Brasil, graças ao seu posicionamento de marca. Vale a pena conferir!

Vamos construir a sua marca juntos?

Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, entramos em contato com você.