5 formas de diferenciar sua empresa por meio do Branding

Você já se perguntou como algumas empresas conseguem se destacar de forma tão marcante no mercado, enquanto outras parecem se misturar na multidão? A resposta está no Branding.

IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS

Raissa Andrade

7/18/20244 min ler

Você já se perguntou como algumas empresas conseguem se destacar de forma tão marcante no mercado, enquanto outras parecem se misturar na multidão? A resposta está no poder do Branding de trazer diferenciação.

Muitos empresários acreditam que o Branding não funciona em seu setor, mas a verdade é que, independentemente do ramo, se diferenciar é questão de sobrevivência.

Neste artigo, vamos explorar cinco formas eficientes de diferenciar sua empresa da concorrência utilizando estratégias de Branding.

Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:

  • Análise de mercado e concorrência

  • Propósito da marca claro

  • Posicionamento único reforçado em todos os meios

  • Identidade Verbal: a personalidade da marca

  • Identidade Visual: a aparência da marca

1. Análise de Mercado

O primeiro desafio para desenvolver uma marca que se destaca, é realizar uma análise profunda do mercado e da concorrência. Essa análise é feita na etapa de pesquisa de mercado e é fundamental não para copiar o que os outros estão fazendo, mas sim, para explorar possibilidades de se diferenciar.

A verdade é que, a diferenciação começa no desenvolvimento da marca, desde a definição de objetivos de negócio até a escolha das cores. Tudo deve ser pensado de forma estratégica para construir uma imagem única que atrai e retém a atenção das pessoas certas.

Por isso, entender o mercado permite que você ajuste sua estratégia de Branding de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores, o que estabelece uma ligação direta com o público.

2. Propósito da marca claro

Empresas que conhecem seu propósito vão mais longe, desenvolvem produtos melhores, oferecem uma experiência de compra superior e, principalmente, fidelizam os clientes.

Mas o que seria esse propósito de marca, na prática? É o "porquê" por trás de suas ações, e é isso que garante uma comunicação que funciona e a diferenciação no mercado. Saber o porquê, como e o que você faz permite que sua marca se comunique de forma autêntica e alcance o público certo.

Ter um propósito claro torna a sua empresa a única opção para o público, enquanto isso, empresas sem um propósito definido tendem a se tornar commodities.

Quer atrair pessoas que se identificam com o negócio a ponto de se tornarem defensoras dos seus produtos? Simples, tenha um um propósito forte e o comunique de forma consistente.

3. Posicionamento único reforçado em todos os meios

Aliado ao propósito, temos o posicionamento único que reforça ainda mais a diferenciação da marca. Esse reforço acontece, porque comunicar de forma clara o que torna sua empresa única através do Branding contribui para o aumento da percepção de valor dos clientes.

Na prática, o posicionamento é sobre ter uma mensagem forte e defendê-la em toda a comunicação da marca, com o objetivo de ser visto como autoridade no mercado.

Dessa forma, se posicionar como marca é saber quem você é, para quem você existe e como deseja ser visto pelos clientes, mercado e concorrentes. Sendo assim, o papel do Branding é reforçar esse posicionamento de todas as formas possíveis e em todos os pontos de contato da marca.

A mensagem da sua marca deve ser tão forte e consistente, a ponto de se tornar parte do subconsciente das pessoas, estabelcendo uma vínculo emocional entre público e marca.

4. Identidade Verbal: A personalidade da marca

Nem só de visual vive uma marca; a parte verbal é tão importante quanto a visual. A forma como sua marca se comunica, as palavras que usa, o tom de voz e o estilo de linguagem são imprescindíveis para sua identificação.

Com isso, a função da identidade verbal é criar um jeito único de falar para sua marca, desde slogans e jargões até palavras relacionadas aos produtos e músicas temáticas.

O maior erro das marcas é insistir em usar uma comunicação fria e robótica, o que não cria conexão com o público. A sua marca deve ser vista como uma pessoa, e pessoas se comunicam expressando suas personalidades.

Portanto, a identidade verbal como parte do processo de Branding deve ser desenvolvida de forma a refletir a essência e os valores da marca, aumentando ainda mais a diferenciação da sua empresa no mercado.

5. Identidade Visual: A aparência da marca

Por fim, chegamos à última parte do processo de criação de uma marca, apesar dela ser o primeiro contato entre consumidores e empresas. Desenvolver uma Identidade Visual única e facil de ser reconhecida é fundamental para destacar sua empresa.

Como já falamos várias vezes por aqui, a Identidade Visual vai além do design; o papel dela é expressar a essência do seu negócio e abrir novas possibilidades para a sua empresa. E quando bem desenvolvida, ela faz com que sua empresa seja reconhecida pelo público e pelo mercado, criando um impacto de longa duração.

Para cumprir com seu objetivo, a Identidade Visual deve ser adaptável a diversos meios, como impressos, digitais, redes sociais, sites, uniformes de colaboradores, entre outros.

O principal fator para o reconhecimento da marca são a consistência e a repetição na aplicação da Identidade Visual. Quando as pessoas veem sua marca de forma consistente em diferentes plataformas, a memória visual que elas têm sobre a sua empresa é reforçada, além de fortalecer a presença da marca no mercado.

Conclusão:

Antes bastava ter um produto bom e necessário para as pessoas que o sucesso estava garantido. Os tempos são outros, nos dias de hoje, diferenciar sua empresa da concorrência é fundamental para garantir sua sobrevivência no mercado.

Seja qual for o seu setor, o Branding é uma ferramenta indispensável que pode transformar a percepção do seu negócio e garantir um crescimento sustentável. Portanto, comece hoje mesmo a trabalhar na diferenciação da sua marca.


Nesse post falamos mais sobre facilitar a escolha do público através de uma comunicação que defende ideais, utilizando o exemplo da Nike, vale a pena conferir!

Vamos criar a sua marca juntos?

Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, a gente entra em contato com você.