7 fatores que tornam uma marca interessante

Em um mercado saturado, como se tornar a escolha número um do seu público? Como ser uma marca interessante?

IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS

Raissa Andrade

8/13/20245 min ler

Inúmeras empresas oferecem produtos e serviços semelhantes aos seus, diante disso, como se tornar a escolha número um do seu público? O que realmente faz a diferença é a forma como a marca se comunica e se relaciona com os consumidores.

Marcas interessantes são aquelas que se interessam de forma genuína pelas pessoas que desejam alcançar. Neste artigo, vamos mostrar como o Branding pode ajudar sua empresa a se tornar uma referência no mercado, despertando o interesse do público enquanto se diferencia da concorrência.

Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:

  • 1. O que torna alguém interessante?

  • 2. Conhecer o seu público é a base da atração

  • 3. Experiência do cliente como fator chave na percepção da marca

  • 4. Comunicando valor através da transformação

  • 5. Uma marca moldada ao público certo

  • 6. Estabelecendo conexão com o público

  • 7. O plano de ação executável

1. O que torna alguém interessante?

Assim como os seres humanos, marcas interessantes são aquelas que se interessam pelas pessoas. Para que alguém se interesse por você, primeiro você deve se interessar, buscando saber mais sobre a pessoa, ouvi-la, entendê-la, para então, estabelecer um relacionamento.

Esse interesse se reflete em todas as interações e comunicações que você tem com essa pessoa. Da mesma forma, quando uma marca demonstra interesse verdadeiro em seu público, ela se torna mais atraente e memorável.

Demonstrar interesse vai além de vender produtos; Se trata de entender as necessidades, desejos e aspirações dos consumidores e trabalhar para atendê-los.


2. Conhecer o seu público é a base da atração

Para uma marca ser interessante, é necessário conhecer de forma profunda seu público. Mas como fazer isso, na prática?

Através de pesquisas de mercado, análises de comportamento e a construção de personas detalhadas. O objetivo é compreender quem são seus clientes, o que eles valorizam e como preferem se comunicar.

Um dos passos essenciais nesse processo é a criação de personas. Basicamente, personas são perfis semi-fictícios que representam os diferentes segmentos de seu público-alvo. Elas ajudam a entender melhor os comportamentos, desafios e objetivos dos clientes, facilitando a personalização das estratégias de marketing.

Tendo essas informações em mãos, é possível criar estratégias de Branding que chamem a atenção do público-alvo e estabeleçam uma conexão emocional.


3. Experiência do cliente como fator chave na percepção da marca

A experiência do cliente nada mais é do que como o consumidor se sente ao interagir com a sua empresa. Por conta disso, ela é um fator fundamental para a percepção da marca. Cada interação, desde o primeiro contato até o pós-venda, contribui para a imagem que o público tem da empresa.

Um pequeno deslize pode ser fatal para a reputação da sua marca e para o relacionamento entre você e esse cliente. Uma experiência positiva pode transformar clientes em defensores da marca, enquanto uma experiência negativa pode afastá-los para sempre.

Para garantir uma experiência excepcional, é fundamental mapear a jornada do cliente e identificar oportunidades de melhoria. Implementar feedbacks constantes, treinar a equipe para um atendimento de excelência e utilizar tecnologias como CRM (Customer Relationship Management) são estratégias fundamentais para aprimorar a experiência do cliente.



4. Comunicando valor através da transformação

Mostrar para as pessoas a transformação que seus produtos causam na vida delas é uma das maneiras mais eficientes de atrair e reter clientes. Em vez de focar apenas nas características do produto, comunique os benefícios e as mudanças positivas que ele pode proporcionar.

O objetivo dos seus produtos e serviços é levar o cliente do ponto A (problema) para o ponto B (solução e transformação). Mais uma vez, aqui entra a importância de conhecer bem o seu público, entender os seus desafios e desejos, para comunicar a transformação que eles desejam receber e somente o seu produto pode proporcionar.

Histórias de sucesso, depoimentos de clientes e estudos de caso são ferramentas indispensáveis para ilustrar o valor real dos seus produtos. Aliadas ao uso de storytelling, esses depoimentos podem tornar a comunicação mais atraente e persuasiva, facilitando a compreensão e a memorização dos benefícios da sua marca.

5. Uma marca moldada ao público certo

Quem fala com todos acaba não falando com ninguém. Com certeza você já ouviu essa frase por aí, e quando se trata de marcas, ela é completamente verdadeira.

E isso porque para conseguir atrair as pessoas certas, é necessário construir uma marca direcionada ao público com o qual a empresa deseja se comunicar. Portanto, a segmentação do público é uma estratégia fundamental para maximizar os resultados das campanhas de marketing.

Ter um público segmentado, significa estabelecer um público específico de pessoas e alinhar todos os esforços de Branding e marketing para ele.

Uma marca que conhece seu público sabe como se comunicar de maneira eficiente, utilizando a linguagem, o tom de voz e os canais de comunicação apropriados, o que garante que a mensagem da marca chegue nas pessoas que realmente precisam dela.



6. Estabelecendo conexão com o público

O ser humano se conecta com outros que pensam de forma parecida, que possuem os mesmos gostos e compartilham de hobbies em comum. Com as marcas não é diferente, o público é atraído por marcas que possuem um propósito em comum com ele.

Como sempre falamos por aqui, o propósito de marca é a razão de ser da sua empresa. É o que motiva todas as suas ações e comunica seus valores ao público.

Ter um propósito forte inspira e motiva tanto os funcionários quanto os clientes, criando uma comunidade em torno da marca. Mas não basta ter um propósito, é necessário comunicá-lo de maneira consistente, somente assim a conexão com o público é fortalecida e a marca passa a se diferenciar no mercado.

7. O plano de ação executável

Para finalizar, todos esses elementos fazem parte da Estratégia de Marca, que de forma simplificada, é o plano de ação para executar esses fatores no dia a dia da empresa.

A Estratégia de Marca bem definida ajuda a posicionar sua empresa de forma clara e consistente no mercado, ela é o guia para as decisões de negócio e ações de marketing e comunicação. Entretanto, para que ela funcione é preciso ser seguida.

O Branding não é apenas uma ação a ser tomada uma vez a cada 5 anos, mas sim, um processo contínuo de melhoria e ajustes na marca, visando o crescimento e a consolidação da empresa no mercado. E isso é trabalhar de forma constante para ser visto como interessante.

Conclusão:

No mercado saturado em que vivemos, o maior diferencial de uma empresa é sua marca. E uma marca interessante é aquela que demonstra interesse genuíno pelas pessoas.

Conhecer com profundidade o seu público, oferecer experiências positivas, comunicar o valor dos seus produtos e definir um propósito claro, são os principais fatores para tornar sua empresa uma referência no mercado e atrair as pessoas certas.


Nesse post falamos mais sobre facilitar a escolha do público através de uma comunicação que defende ideais, utilizando o exemplo da Nike, vale a pena conferir!

Vamos criar a sua marca juntos?

Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, a gente entra em contato com você.