Orçamento de marketing 2025: A marca é parte fundamental

O orçamento de marketing para 2025 está pronto, mas será que sua marca foi devidamente considerada? Entenda a relação entre marca, marketing e vendas, e como garantir que sua empresa se diferencie em 2025.

IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS

Raissa Andrade

12/7/20244 min ler

Quando chega a hora de planejar o orçamento de marketing para o próximo ano, a tendência é separar os recursos para as ações de marketing e deixar de lado a marca.

Afinal, o marketing vai para a rua e gera resultados, enquanto a marca, fica na dela, quieta e escondida, certo? Não é bem assim.

A verdade é que a marca é a base para qualquer estratégia de marketing que funciona. Sem uma identidade de marca forte e bem definida, o marketing vai ter dificuldades para gerar resultados sustentáveis.

Neste artigo, vamos entender por que a marca deve ser uma prioridade ao montar seu orçamento para o próximo ano e como ela pode impulsionar as ações de marketing de forma estratégica e eficiente.

Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:

  • A marca é a base do marketing

  • Marketing sem marca: O que está em jogo?

  • O efeito da marca na atração do seu perfil de cliente ideal

  • A rainha da retenção de clientes

  • Vamos incluir a marca no orçamento de marketing 2025?

A marca é a base do marketing

Antes de mais nada, é preciso entender que marca e marketing são duas peças que trabalham juntas, mas com papéis distintos. A marca é a base de tudo. Ela representa a percepção que o público tem da sua empresa, os valores, a missão e o que ela representa no mercado.

Já o marketing é o responsável por propagar essa mensagem, conectar sua empresa com o público e gerar resultados. Sem uma marca bem construída e alinhada aos objetivos de negócio, o marketing pode até gerar tráfego, mas não terá a força necessária para converter leads e engajar seu público.

Portanto, a marca precisa ser clara e consistente. Sem uma identidade bem definida, o marketing se torna inconstante e sem resultados. Dessa forma, quando você decide alocar recursos para a marca, está investindo em uma estratégia de longo prazo, onde o marketing pode se apoiar e, assim, gerar resultados sustentáveis.

Marketing sem marca: O que está em jogo?

Com isso, você já parou para pensar que, se o marketing não tem uma marca sólida para se apoiar, o que ele vai comunicar? Sem uma base de identidade bem definida, as campanhas de marketing ficam fragmentadas e perdem a consistência.

Imagine esse contexto: Você está tentando gerar reconhecimento para a empresa e atrair novos clientes, mas sem uma identidade de marca clara, como vai conquistar a confiança do público? Como o público vai enxergar os diferenciais do seu produto? Como você vai atrair as pessoas certas?

O marketing pode até trazer resultados rápidos, mas sem uma marca forte, o efeito será superficial e de curta duração. Portanto, é imprescindível incluir a marca no seu planejamento de marketing para garantir o sucesso a longo prazo.

O efeito da marca na atração do seu perfil de cliente ideal

Quando falamos em atração de leads qualificados, muitos empresários focam apenas nas estratégias de marketing, como anúncios pagos e SEO, parece uma espécie de lei.

No entanto, tudo começa com uma marca forte e bem estruturado. Ter uma marca clara e consistente facilita a segmentação e a atração de leads que realmente se identificam com sua proposta de valor.

A partir do momento em que a marca se posiciona de maneira estratégica, a empresa transmite confiança e autoridade. Essa confiança é o que atrai leads qualificados, aqueles que além de ter interesse no que sua empresa oferece, também estão dispostos a investir no seu produto ou serviço.

Sem esse alinhamento, o trabalho do marketing fica com menos chances de funcionar, e os leads gerados acabam não sendo relevantes para o negócio.

A rainha da retenção de clientes

Agora, se a sua meta é aumentar a retenção de clientes, a marca também entra em cena. Quando os clientes sentem que estão alinhados com os valores da sua empresa, eles tendem a permanecer mais tempo e se tornar defensores da sua marca.

Um fator que muitos esquecem é que a retenção de clientes não está relacionada apenas a entregar um bom produto ou serviço, mas também a garantir que seus clientes se identifiquem com sua marca e sua visão.

Aqui, o marketing entra para amplificar essa conexão emocional e aumentar o engajamento, mas sem uma marca sólida, todo o esforço do marketing será em vão. Isso vale para startups que estão começando a se estabelecer no mercado e para empresas de tecnologia em crescimento.

No longo prazo, um cliente fiel se torna um defensor da marca e um propagador natural do seu produto ou serviço. O que, por sua vez, reduz a necessidade constante de buscar novos leads, o que melhora a retenção de clientes e impulsiona os resultados financeiros da empresa.

Vamos incluir a marca no orçamento de marketing 2025?

Agora, que você já entende a importância da marca, como incluí-la no seu orçamento de marketing para 2025? Comece destinando parte do seu orçamento para reforçar a construção e o fortalecimento da sua marca. Seja por meio de campanhas de marca, gestão da marca ou até mesmo realizar o rebranding da empresa.

Incluir a marca no orçamento de marketing é indispensável, principalmente para empresas de software e startups, já que são empresas que respiram inovação desde seu nascimento.

Um investimento bem direcionado na marca estabelece um alicerce sólido para as ações de marketing, garantindo que elas atraiam tráfego, e convertam esse tráfego em clientes fidelizados.

Conclusão

Quando você olhar para o orçamento de marketing, não se esqueça de que marca e marketing não devem ser vistos como duas áreas separadas. Elas são complementares e, para garantir um crescimento sustentável, sua empresa precisa investir tanto na construção da marca quanto nas ações de marketing.

Priorizar a marca é garantir que o marketing tenha uma base sólida para trabalhar e, assim, gerar resultados no curto, médio e longo prazo. Comece o planejamento 2025 com o pé direito: invista na sua marca agora e colha os frutos no futuro.


Nesse post, falamos sobre os 6 maiores clichês de marcas de tecnologia e como escapar de cada um deles. Vale a pena conferir!

Vamos construir a sua marca juntos?

Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, entramos em contato com você.