Posicionamento de marca: Encontrando (e estabelecendo) o seu espaço no mercado

É gente demais falando de posicionamento, que você precisa se posicionar, que não pode ter medo de assumir um lado, e etc. Só que (quase) ninguém explica o que é posicionamento de verdade. No artigo de hoje, vamos falar o que é posicionamento de marca, na prática, e quais os benefícios dele no B2B.

IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS

Raissa Andrade

11/5/20244 min ler

As opções de qualquer produto parecem infinitas, o mercado está mais do que saturado. Como se destacar? Como ser visto? Como se tornar a escolha óbvia do seu cliente ideal? Através do posicionamento de marca!

O posicionamento de marca se tornou mais do que uma palavra da moda; é uma estratégia vital para a sobrevivência e o crescimento das empresas.

Ouvimos a todo momento que precisamos nos posicionar e que não podemos ter medo de assumir um lado, mas (quase) ninguém explica como fazer isso de fato. Posicionamento não é um exercício de improviso, mas sim um trabalho cuidadoso que busca encontrar um espaço único e significativo na mente dos consumidores.

No artigo de hoje, vamos mostrar como você pode conquistar e estabelecer o seu espaço no mercado e na mente do seu público.

Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:

  • O que significa se posicionar?

  • Estabelecendo o seu espaço no mercado

  • Ser diferente da concorrência é o mínimo

  • Escolhendo as batalhas certas, nem todo hype vale a pena

  • O papel do bom senso no posicionamento

O que significa se posicionar?

Se posicionar é mais do que simplesmente ocupar um espaço; é sobre como você se coloca na mente do seu público. E não, não é sobre falar qualquer aleatoriedade que vem na mente, até porque, você não é o Eminem.

O dicionário Priberam de Língua Portuguesa nos diz que “posicionar-se” é: “colocar(-se) em determinada posição.Para marcas, isso significa definir com clareza quem você é e como deseja ser lembrado.

Uma marca que faz isso de forma brilhante é a Natura. Desde o início, a Natura abraçou a sustentabilidade, e a colocou no centro de sua comunicação e desenvolvimento de produtos. Essa decisão ajudou a marca a se destacar e a construir uma reputação sólida no mercado.

A propósito, o posicionamento vai além do que você diz; é também sobre como você age. É fundamental que sua marca tenha consistência em suas ações e mensagens, construindo um reconhecimento que vai além da imagem estética.

Afinal, se você quer ser lembrado por algo específico, precisa garantir que suas promessas sejam cumpridas.


Estabelecendo o seu espaço no mercado

Outra definição importante sobre “posicionar” segundo o dicionário Priberam, é: Determinar a situação precisa de um produto num mercado, tendo em conta notadamente a concorrência com a qual está em confronto.”

Para determinar a posição da sua marca no mercado, é indispensável entender o que os concorrentes estão fazendo. Isso não significa seguir a multidão, mas sim analisar o cenário e identificar oportunidades de diferenciação.

Aqui, o Duolingo é um excelente exemplo de diferenciação. Sua comunicação divertida e até um pouco sarcástica cria uma conexão única com o público. Porém, esse estilo não é adequado para todas as marcas, ainda que funcione com o Duolingo.

A chave para estabelecer seu espaço é a pesquisa. Avalie as tendências do mercado e as preferências do público, mas não se esqueça: a inovação, na maioria das vezes, vem de lugares inesperados.

Mapear o que a concorrência faz bem e o que não faz, possibilita encontrar uma lacuna a ser preenchida, criando um espaço onde sua marca pode prosperar.

Ser diferente da concorrência é o mínimo

Diferenciação é o coração do posicionamento que funciona. Não se trata apenas de ser diferente por ser diferente, mas de ser relevante e valorizado pelo seu público-alvo.

Se pergunte: “O que nos torna únicos?” e “Como podemos entregar valor de uma maneira que nossos concorrentes não conseguem?”. Essa reflexão é essencial para construir uma marca que além de ser reconhecida, também é admirada.

Além disso, a diferenciação não precisa ser grandiosa ou revolucionária. Às vezes, pequenas mudanças na maneira como você se apresenta ou se comunica já causam um grande impacto.

Escolher um tom de voz que se conecte com seu público ou uma nova maneira de apresentar seus produtos e serviços. Cada detalhe conta e pode ser a chave para que sua marca se destaque.

Escolhendo as batalhas certas, nem todo hype vale a pena

Se posicionar é também uma questão de escolha. É preciso decidir quais batalhas sua marca está disposta a lutar. Nem todo hype vale a pena, e nem todas as tendências são adequadas para a sua identidade.

Às vezes, o mais inteligente é se abster de certas polêmicas e opções de mercado que não se alinham com os valores da sua marca e muito menos com os objetivos de longo prazo.

O segredo é se manter fiel ao que você acredita. Essa fidelidade aos princípios e raízes da empresa é o que constrói autenticidade para a marca, além de atrair clientes que pensam de forma parecida.

Afinal, construir um relacionamento verdadeiro com os seus clientes vale mais do que qualquer tendência passageira.

O papel do bom senso no posicionamento

Por fim, nunca subestime o poder do bom senso. Ele deve ser o seu guia durante todo o processo de posicionamento.

Tenha clareza sobre quem a sua empresa é e o que deseja representar. Essa clareza ajuda a entender o que combina com a sua marca e o que não faz sentido. Dessa forma, você consegue construir uma reputação sólida que valoriza as soluções que vocês oferecem.

Conclusão:

O posicionamento de marca é uma jornada que exige tempo, esforço e autenticidade. Compreender a essência da marca e como ela deseja ser percebida são passos imprescindíveis para garantir o seu espaço único no mercado.

Sua marca é o ativo mais valioso do negócio, ela é o único fator que pode valer mais do que a empresa em si. Todo investimento nela, vale a pena e traz retornos.


Nesse post falamos mais sobre facilitar a escolha do público através de uma comunicação que defende ideais, utilizando o exemplo da Nike, vale a pena conferir!

Vamos criar a sua marca juntos?

Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, a gente entra em contato com você.