Priorizar agora ou depois? A marca é o amplificador da sua startup
Apostar só em vendas agressivas e esquecer o branding é o senso comum do B2B. Mas isso custa caro — perda de clientes, desalinhamento interno e estagnação no crescimento. Neste artigo, você vai entender por que a construção de marca é uma peça fundamental para escalar e construir um posicionamento forte e sustentável.
IDENTIDADE VISUALBRANDINGNEGÓCIOS
Raissa Andrade
1/19/20264 min ler


Existe uma ilusão perigosa no mercado B2B: achar que é só investir pesado em vendas e gerar leads que o crescimento vem. Se fosse tão simples, todo mundo seria líder de mercado, não é mesmo?
A verdade é que a construção de uma marca sólida faz toda a diferença para quem deseja ir além de sobreviver e crescer a longo prazo. A questão é que, no meio da pressa, C-levels deixam o branding de lado.
“Marketing é detalhe”, “performance é que importa”, “venda agressiva resolve”... Essas frases soam familiares? Com isso, aos poucos, sem perceber, a marca vai perdendo espaço na cabeça do cliente.
Neste artigo, vamos destrinchar por que a diferenciação de marca é o ativo que vai colocar sua startup no topo da mente do seu público, e como ela impacta diretamente o crescimento do seu negócio.
Principais pontos que vamos abordar neste conteúdo:
O mercado B2B exige mais do que apenas vendas
O risco mora nas pequenas concessões
Tudo se trata de empilhamento de decisões
Principais resultados da falta de priorização da marca
Por que a marca é um fator tão importante?
O mercado B2B exige mais do que apenas vendas
Se você pensa que o mercado B2B se trata apenas de números e leads, cuidado. Empresas de tecnologia, SaaS e startups disputam atenção em um oceano de ofertas parecidas. Não basta aparecer: é preciso ser lembrado — e de um jeito que o cliente diga “é exatamente isso que eu preciso”.
A corrida desenfreada por geração de leads e aumento do time comercial, quando feita sem estratégia de marca, acaba se tornando “mais do mesmo”. O cliente cansa, desconecta, e no final vai para a concorrência que entregou uma mensagem mais clara e confiável.
Logo, a construção de marca é questão de sobrevivência. Ela é parte da sua estratégia de negócios, e fundamental para escalar de forma consistente.
O risco mora nas pequenas concessões
A título de exemplo, ninguém perde a saúde por conta de uma escolha equivocada. Mas sim, por diversas escolhas ruins ao longo dos anos.
São as concessões. Você aceita relaxar hoje, depois vem o: “Amanhã eu começo”. Tem aquele pensamento de: “Um só dia não faz mal”. E quando se dá conta, tudo desmoronou.
Parece que deu errado do nada, porém, não foi. Houve um processo, do qual você nem se deu conta. Foi tão lento e gradual, que quando você percebeu, tudo já tinha dado errado.
É assim na vida, nos relacionamentos, e nos negócios também. Empresas não vão à falência do nada, reputações não são aniquiladas do nada. Você foi crescendo e deixando a marca de lado, afinal, performance é mais importante. O que interessa é a venda agressiva, a geração de leads, o time comercial grande. E o resultado, você pode imaginar.
Tudo se trata de empilhamento de decisões
Assim como na vida, nos negócios também existe o efeito cascata do empilhamento de decisões. São as pequenas decisões (ou a falta e adiamento delas) que transformam a empresa no longo prazo.
Cada decisão que você e eu tomamos é um pequeno degrau na escada da empresa. No entanto, nem sempre esta escada está sendo construída para subir, algumas vezes, ela é construída para descer (e quase não percebemos!).
Infelizmente, muitos sócios e gestores ainda pensam: “Marketing, é detalhe, branding, então, é a unha do dedo mindinho, ninguém liga”. Mas a conta chega…
Principais resultados da falta de priorização da marca
Quando a marca não é priorizada, os efeitos não são visíveis no início, afinal, as vendas estão acontecendo, a empresa está crescendo. Contudo, quando os sinais são perceptíveis significa que a situação já alcançou níveis sérios. E então, a conta chega:
Por meio da falta de diferenciação
Por meio do platô das campanhas
Por meio do desalinhamento interno
Por meio da desconexão entre conteúdos e atendimento
Por meio da perda de oportunidades para a concorrência
Uma decisão não muda sua vida, mas o empilhamento de decisões sim. É como subir uma escada, um degrau de cada vez.
Se você empilha boas decisões, ótimo, vai chegar ao topo da escada com ótimos resultados. Por outro lado, quando são decisões equivocadas, você desce uma escada que não será agradável.
Por que a marca é um fator tão importante?
Como falamos do empilhamento de decisões, o investimento na marca traz resultados exponenciais. Quer seja focando na construção de marca ou deixando o branding de lado.
Um traz ótimos resultados, enquanto o outro, traz graves consequências. Você é quem escolhe de qual lado deseja estar.
Na prática, a marca atua como um multiplicador de resultados. Quando bem construída, alavanca todos os setores do negócio e promove o crescimento sustentável.
Já quando existe uma falha nela, influencia todos os setores de forma negativa, além de trazer a estagnação e uma fricção entre o que a empresa é e como é vista pelo público e mercado.
Esse desalinhamento entre: quem a empresa é e como o público e mercado a enxergam, afeta a confiança na marca, que está diretamente ligada às vendas e crescimento.
Além disso, a marca alavanca a performance. Sem uma marca sólida, os resultados do marketing e do comercial não se sustentam no longo prazo.
Conclusão
No final das contas, seu negócio é uma escada. Cada decisão — pequena ou grande — é um degrau. Ignorar o branding é construir degraus para uma escada que desce e compromete seus resultados.
No entanto, se você empilhar boas decisões, construindo uma marca que se destaque no mercado B2B, especialmente no setor de SaaS e startups, vai alcançar seus objetivos. E com muito mais força, retenção de clientes e leads qualificados no bolso.
Escolher o caminho da diferenciação de marca não é uma simples estratégia momentânea, é construir a base que sustenta o seu negócio para que ele não seja apenas mais um no meio da multidão.
Conteúdos relacionados que você vai gostar de ler:
Vamos construir a sua marca juntos?
Responda algumas perguntas pra gente entender melhor as suas necessidades, e então, entramos em contato com você.
